12/11/2009

HISTÓRIA DA MODA: Coco Chanel

À partir de hoje temos mais uma sessão aqui no blog: HISTÓRIA DA MODA, onde a gente vai falar um pouquinho sobre as personalidades que fizeram e faz moda, sobre a história das grifes e ainda um dicionário pra gente conhecer todos os termos fashions e não pagar mico.

E para o primeiro post dessa sessão, escolhemos falar um pouco sobre a COCO CHANEL, até porque estreou em todos os cinemas do Brasil um filme que conta a história dessa estilista que marcou o mundo fashion e revolucionou o guarda-roupa feminino, e para bem melhor, diga-se de passagerm. Para essa matéria, nos inspiramos lá no site do almanaque da moda:




Com estilo e elegância, Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19. Chanel reproduziu sua própria imagem, a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo, tornando-se um mito.

Nascida em Saumur, França, em 19 de agosto de 1883, Chanel chegou a Paris aos 16 anos. Logo conheceu o milionário criador de cavalos, Etienne Balsam, de quem tornou-se amante. Revolucionária não!!!Mais tarde, em 1910, conseguiu, com ajuda de amigos e do próprio Balsam, abrir sua primeira loja, onde vendia chapéus.


Foi também noiva do herdeiro inglês do carvão Arthur Capel, que a ajudou a abrir sua segunda loja em Deauville, na época um centro elegante da França. Capel morreu em 1924, vítima de um acidente automobilístico.

Em 1925, Chanel iniciou uma estreita amizade com o duque de Westminster, que a situou no mais alto escalão da aristocracia parisiense. Amiga também do compositor Stravinski - o qual se apaixonou por ela -, o coreógrafo Diaghilev, a bailarina Isadora Duncan, os artistas Jean Cocteau, Picasso, Salvador Dalí e outros igualmente célebres, Chanel esteve sempre ligada às principais correntes artísticas da primeira metade do século 20.

Chanel libertou a mulher das faixas e cintas, dos corpetes apertados, das saias amplas de múltiplos babados e franzidos do fim do século 19 e começo do século 20.

Em 1916, ela introduziu na alta-costura o jérsei de malha, os trajes de tecidos xadrez e a moda escocesa, com blusas de malha fina, as calças boca-de-sino, as jaquetas curtas e os casacos cruzados na frente e acinturados em estilo militar.

Para a noite, Chanel criou vestidos em negro metálico, vermelho escarlate ou bege. Laços e paetês eram os únicos enfeites e não impediam que as mulheres se movimentassem com rapidez, ágeis como pedia a estética de um século onde tudo se tornava automatizado.

O vestido negro, simples, com gola e mangas largas e punhos, a jaqueta de corte reto e a saia simples foram inovações da estilista. Nascendo assim o chamado "pretinho básico"  no ano de 1926, quando uma ilustração na revista "Vogue" mostrava o vestido desenhado por Chanel - o primeiro entre vários que iria produzir ao longo de sua carreira.

Seus modelos simples, ao alcance da mulher de bom gosto e de poucos recursos, foram muito imitados e confeccionados em mais categorias de preços do que qualquer outra criação da alta-costura.

Foi ela também quem introduziu as falsas jóias ao mundo da moda. Chanel sempre gostou de usar muitos acessórios, como colares de correntes ou pérolas de várias voltas. Ai gentém, ainda bem que a Chanel saiu por ai de pérolas falsas, porque na época dela a mulherada só usava joias, e as que não podiam comprar nao usavam nada. Obrigada Coco, hoje uso muitas pérolas falsas, mas nem por isso deixo de ser elegante e charmosa.

Em 1939, no início da Segunda Guerra, a estilista decidiu fechar suas lojas. Ela acreditava que não era uma época para a moda. Mudou-se para o hotel Ritz e conheceu o alemão Hans Dincklage, espião nazista, de quem tornou-se amante. My god, quantos homens passaram na vida dessa mulher!!!

Em 1945, foi para a Suíça, voltando a Paris somente em 1954, ano em que também retornou ao mundo da moda. Sua nova coleção não agradou aos parisienses, mas foi muito aplaudida pelos americanos, que se tornaram seus maiores compradores.

Chanel morreu em Paris, no dia 10 de janeiro de 1971, aos 87 anos, em sua suíte particular no hotel Ritz.

Mas em 1983 o estilista alemão Karl Lagerfeld  é o diretor de criação da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século 20 e se tornou atemporal.

AGORA ALGUNS CLÁSSICOS CRIADO POR CHANEL:

A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5 - tido como o mais vendido no mundo -, que a tornou milionária.



Chanel usando pérolas falsas



Sapatos bicolor, criação Chanel, um clássico e símbolo de elegância





O perfume foi criado em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: "Um perfume de mulher com cheiro de mulher". Dentro de um frasco art déco - que foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 -, o Chanel nº 5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.



2 comentários :

  1. Elizangela Marques Diversity12/11/09

    tá vendo gente?vou dizer + uma vez:esse blog tbm é cultura...aqui vc fik sabendo de tanta coisa....por isso ñ deixo nunk + esse blog maravilhosooooooooo...fiquem todos com DEUS

    ResponderExcluir
  2. Elizangela Marques Diversity12/11/09

    Genteeee agora q fui me tok... sabem o q eu estou usando? o colar de pérolas da Chanel,chiq ñ é?pois é... ela deixou de herança p/ mim....

    ResponderExcluir

Pode comentar à vontade, se quiser manda também e-mail para: nubia2607@gmail.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...