Christian Dior nasceu em Granville, na França, no dia 21 de janeiro de 1905.
A sua primeira maison foi inaugurada em 1946. O endereço, em Paris, era o número 30, da avenida Montaigne, o mesmo até hoje.
Sua primeira coleção foi apresentada no dia 12 de fevereiro de 1947 e causou um verdadeiro estardalhaço entre a imprensa. Aquele homem tímido e educado havia criado o eterno "New Look". Surgia aí um mito, Christian Dior, que viria se tornar sinônimo de sofisticação e elegância no luxuoso mundo da alta-costura. E mudou todo o conceito de praticidade e simplicidade das roupas femininas, até então uma necessidade dos tempos de guerra e uma tendência da moda criada por Chanel. Após tantos anos de restrições, a mulher necessitava se sentir novamente feminina e ansiava pela elegância e o luxo perdidos.
Dior criou modelos extremamente femininos, luxuosos, sofisticados e elegantes, inspirados na moda da segunda metade do século 19. Os vestidos e saias eram mais longos, o busto mais acentuado, a cintura bem marcada e as saias amplas. Mulheres de todas as partes do mundo copiaram seus modelos.
O modelo que se tornou o símbolo do "New Look" foi o tailleur Bar, um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos. Luvas, sapatos de saltos altos e chapéu completavam o figurino impecável. Com essa imagem de glamour, estava definido o padrão nos anos 50.
Ele criou:
A linha H, em 1954, que era a base de toda a coleção, com modelos que erguiam o busto ao máximo e baixavam a cintura até os quadris, criando a barra central da letra H.
Modelos luxuosos, com muita seda e tule bordado com incrustações drapeadas, como no vestido de baile "Chambord", que para ele significava o luxo ao redor da cintura, além dos vestidos de tecidos diáfanos, com várias saias sobrepostas e comprimentos variados.
A linha Y que mostrava um corpo esguio com a parte superior mais pesada, com golas grandes que se abriam em forma de V e a "Linha A" trouxe vestidos e saias que se abriam a partir do busto ou da cintura para formar os dois lados de um A.
As estolas, as mangas três quartos, além do conjunto em tons pastéis de cardigã, blusa e saia de crepe.
Mais tarde, surgiram echarpes, lenços de seda, luvas, bijuterias e lingeries com a assinatura Christian Dior.
Mulheres famosas usaram suas criações, como as atrizes Brigitte Bardot e Marlene Dietrich, a cantora Edith Piaf e a princesa Grace de Mônaco.
Christian Dior morreu em 24 de outubro de 1957, apóa a sua morte vários estilistas assumiram a direção da marca: Yves Saint-Laurent, -Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, sendo John Galliano, atual designer da grife.
No Brasil, a loja Christian Dior, em São Paulo, é a única da América Latina e foi inaugurada em 1999.
O "tailleur Bar", símbolo da primeira coleção assinada por Christian Dior
Barbie em homenagem aos 50 anos de Christian Dior
Bolsa da grife, lindonas!!!! Eu quero!!!
Gentém , simplimente AMO MUITO esse perfume, ele é MA-RA-VI-LHO-SO, uma diquinha ai, vocês podem me dar de presente no Natal, o meu acabou faz um tempão e tá faltando dindin para comprar!!
Leia também:
HISTÓRIA DA MODA: COCO CHANEL
Núbia adorei a postagem...+ kd EU QUERO 10?Hoje é sexta feira esqueceu foi????rsss
ResponderExcluirOi Nubia, ontem enviei um link do blog, para minhas amigas que estão no meu email, convidei elas para conhecer o Blog, falei sobre como ele é interessante, das postagens legais e das promoções, pois aquilo que é bom, se divide com quem se gosta. Bjão
ResponderExcluirOOOOOOOh Micarlinha, obrigada por divulgar meu blog. Preciso de muitas leitoras como você. Beijos
ResponderExcluir