22/09/2009

DÉCADA DE 80



A moda se inspira na História da humanidade e se reinventa a cada estação trazendo roupas e cortes do passado, restaurando estilos, recuperando tradições. E como recordar é viver eu lhe convido a relembrar a década de 80, quando muitas de nós ainda eramos apenas crianças, mas podemos nos considerar participantes desta história. Lembrando que foi nos anos 80 que voltamos ao armário da vovó, começando então a abertura para os brechós.


Os anos 80 no Brasil, economicamente falando, são considerados a "década perdida". E a moda nesse período contrastava trazendo alegria, versatilidade, sofisticação e ousadia. Segundo Fernanda Mayer do Almanaque da Moda " a ambiguidade foi um traço marcante deste período: estampas de oncinha, cores cítricas, ombros largos, pernas longas, cortes de cabelo assimétricos e acessórios "fakes" conviviam com discretos tailleures e com roupas de moletom e cotton-lycra recém-saídas das academias".


A moda new wave se caracterizava pela "suavização" do estilo punk, dos anos 70. Ela começou bem ao lado do movimento, mas acabou dando asas ao grande e inovador estilo oitentista. O estilo New Wave engloba toda a música, artes e costumes que fizeram parte da década. Desde ao cabelo cortado ou espichado, às polainas, aos broches que se usavam nas jaquetas, tanto masculinas como femininas. Foi a era do "ser diferente".

E a música, pessoinhas, ajudou e muito a divulgar a moda nos anos 80 através dos videoclipes. Já na Tv filmes serviram de trampolim para mostrar tendências, lembram de Madonna em Procura-se Susan Desesperadamente??

E assim nós que passamos pela década de 80 aprendemos a misturar tendências e os estilistas nos provaram que tudo em moda é relativo, pois ela não é nada mais que a projeção de nossos sonhos, idéias e aspirações, e que tudo, absolutamente tudo é possível no mundo da criação.

Olha uma listinha de coisas ótimas e outras que eram uó nos anos 80: vamos nos divertir e voltar no tempo?? se você viveu essa época e comprou vinil como eu, vai adorar.

SE LEMBRA?

-Calça baggy e semi-baggy ( ai gente eu usei, rsrsrsrs, tenho até foto e tudo, com calça, camiseta e tênis Redley)


-Sandália de plástico -Melissinhas (eu tinha uma que vinha com cestinha, ai que saudade!)
-Ombreiras - tinha até sutiã de ombreira (kkkk, quem usou ai?)


-Manga morcego ( ah, hoje se vê muito nas ruas, uma tendência que voltou); Saia balonê (essa também tá na moda de novo, eu tenho até um vestido baloné que mandei fazer recentemente); Legging,  Batom 24 horas -não saía da boca nem com sabão (eu lembro, tinha um vermelho); Scarpin ( alguém vive sem ele hoje, é meu sapato favorito, AMO MUIIIITO)

-Cores ácidas (tá de volta viu gentém, comecem a prestar atenção nos editoriais de moda)


- Febre nos anos 80, os Docksides (esse eu nunca usei, mas lembro)



-Tule no cabelo; Faixas na testa, Gola canoa, Gel "New Wave",  Polainas, Walkman Sony amarelo (rsrsrsrs, eu tive um também, nooossa nem lembrava)



-Atari, Pastilhas Supra-Sumo, Balas Soft ( me engasguei com uma, quase morri, mas eu adorava), Cubo Mágico, Mobilete, Lolo (atual Milkybar), Cabelos assimétricos, Relógio Champion (aquele que trocava as pulseiras)


-Tênis All Star (de todas as cores imagináveis), Falcon, Susi, Genius, Caloi Ceci e Caloi 10, kichute, Conga (fazia parte do uniforme do colégio)



-Acquaplay, Geleka, Hello Kitty, Coleção Moranguinho, Fofoletes , Franja repicada ( igual a de Chitãozinho e Xororó, eu tive, kkkkkkkk, não tenho saudades naum), Luminárias de neon, "Feliz Ano Velho" (o livro) - Li, "Blade Runner", "Top Gun - Ases Indomáveis" ( me apaixonei por Tom Cruise), "Procura-se Susan -Desesperadamente", "E.T.", "9 1/2 Semanas de Amor", "Armação Ilimitada", "Miami Vice", Chacrinha, "De Volta Para o Futuro"

E ai gostou, não é maravilhoso recordar, eu amei, mas aqui tem mais ó:

MUSEU DOS ANOS 80

5 comentários :

  1. Anônimo2/10/09

    faltou tb os boneco dos copmandos em ação !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o conteúdo do Blog..
    Ajudou muito a montar o conteúdo
    da minha mostra de IC da escola..

    Gostaria de saber se vc tem mais
    conteúdo desçe matéria??

    Se tiver pode me passar via email??

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=1555229301688196362

    andresimoes.brazcity@hotmail.com

    Desde de já agradeço...

    ResponderExcluir
  3. será que a gente acha para comprar a melissa da epoca? pq até 2 amos atras em tinha uma branca . se por acaso vc achar mande o link ou endereço.

    ResponderExcluir
  4. Amei tinha tudo oq eu precisava,
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. gente, q perdidos! tem melissa ainda sim, nova e classica. em qlqr loja da melissa. e esse sutiã ai...é de hoje em dia. recente pra caramba. a hope que fez. pq ombreira galera, ta na moda denovo. hahahahahah!

    ResponderExcluir

Pode comentar à vontade, se quiser manda também e-mail para: nubia2607@gmail.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...