08/12/2015

Máscara de hidratação de mandioca, da Popdrat!

Ultimamente os posts tem sido de produtos para cabelo, exatamente porque estou na batalha para recuperar o estrago que o ultimo retoque de mechas deixou nos meus fios. 

Como falei para vocês, voltei a fazer o cronograma capilar, estou usando óleo de coco para umectação e evitando alguns shampoos com sulfatos e parafina líquida. Claro que tem produtos maravilhosos com a tal da parafina, por isso não deixei de usar, mas se pudermos evitar, é melhor. 

Nessa minha busca por produtos que recuperem meu s cabelos, encontrei na net muitas matérias sobre as técnicas de low poo e now poo, que geralmente são mais usadas pelas meninas de cabelos cacheados. Depois de ler muito sobre o assunto, escolhi fazer um low poo básico, sem muita rigide, só para começar a experimentar novos produtos e aprender a escolher produtos mais livres de óleo mineral/parafina líquida, silicones não solúveis em água e sulfatos. Logo vou falar dessas técnicas para vocês.

A máscara de hoje é de uma marca que nunca ouvi falar até encontrá-la nas prateleiras do Sacolão,  a Popdrat. Estava procurando uma máscara somente de hidratação, o que é bem difícil, já que a maioria das máscaras do mercado é uma mescla de hidratação com nutrição ou com reconstrução, por vezes tem máscara que promete fazer tudo: hidratar, nutrir e reconstruir.


Segundo o fabricante, a Máscara Condicionadora Profissional Mandioca Popdrat reúne em sua formulação proteínas, vitaminas e sais minerais que proporcionam hidratação e nutrição intensa aos cabelos. Atuam também auxiliando no fortalecimento dos fios. Resultando em cabelos muito mais macios e com brilho intenso.


Composição:

  • Cetearyl alcohol: O álcool cetearilíco é um emulsificante. Em cremes e loções, suporta o sistema da emulsão principal e dá textura ao produto. Em condicionadores, cria um efeito espessante. Usamo-lo a cerca de 1%.
  • Cetrimonium chloride: Emulsificante derivado do coco, apresenta propriedades emolientes, condicionantes e diminui o efeito de frizz dos cabelos.
  • Stearamidopropyl dimethylamine: agente antiestático auxilia no controle do efeito frizz. Apresenta propriedades condicionantes.
  • Cyclopentasiloxane: É um silicone volátil. Sua função é melhorar a espalhabilidade, conferir penteabilidade e dar brilho. Além disso, ajuda a reduzir o tempo de secagem dos cabelos.
  • Dimeticonol: São dimeticonas ou ciclometiconas associadas a dimeticonas de grande peso molecular e que possuem uma função hidroxila (álcool) no final da molécula. Têm alto fator condicionante e conferem viscosidade ao produto. É um silicone solúvel.
  • Parfum: Perfume.
  • Manihot Utilissima Extract: (ou Tapioca Starch): é um amido, provavemente ele é a mais conhecida como fécula de mandioca, também usada dar consistência e engrossar.
  • Ácido Lático (Lactic acid): É um alfahidroxiácido, com função hidratante.
  • Phenoxyethanol:  é um conservante que previne a formação de microorganismos e também costuma a ser usado em fragrâncias, como estabilizador. Segundo o EWG, na União Europeia o phenoxyethanol é classificado como um componente alergênico. Além disso, estudos apontam o phenoxyetanol como uma neurotoxina, ou seja, pode afetar o sistema nervoso a médio e longo prazo. Há alguns anos, um alerta da FDA também apontou efeitos neurológicos do phenoxyetanol.
  • Acido cítrico: sela a cutícula dos fios e proporciona brilho
  • Methylisothiazolinone: um conservante. A função dos conservantes em formulações cosméticas é prevenir o aparecimento das bactérias e fungos. Os conservantes podem irritar a pele, mas o mal causado por fungos e bactérias é muito maior. Por isso os conservantes são fundamentais em cosméticos.
Na fórmula a substância em vermelho tem sido evitada em produtos da Europa e Japão. Como na embalagem não vem dizendo a porcentagem de cada componente, fica difícil julgar o produto e suas consequências para nossa saúde, porém quando comecei a me interessar pelas fórmulas dos produtos venho descobrindo várias máscaras com substâncias proibidas, segundo alguns sites que pregam o low poo e now poo, que tenho aqui em casa. Mas isso é assunto para outro post.


A máscara de mandioca da Popdrat é bem densa, mas fácil demais de aplicar no cabelo, ela parece que tem água e quando começo o processo de hidratação nos fios já sinto que ficam derretidos, molinhos. Deixei por 20 minutinhos, após lavar o cabelo com shampoo para cabelos claros da Johnson & Johnson. Usei touca de alumínio e depois enxaguei normal, não passei condicionador porque a máscara já tem Ph baixo o suficiente para selar as cutículas dos fios.

Quando o cabelo secou, notei que ficaram macios, sem frizz e mais soltinhos. Não gostei muito do cheiro, mas ele não durou muito e isso foi ótimo. A durabilidade da hidratação foi de dois dias, no terceiro dia já senti o ressecado das pontas voltando. 

Ontem usei essa máscara de novo, dessa vez acrescentei uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, o que potencializou a maciez dos cabelos e ajudou a dar brilho.

Por causa da substância proibida vou usar com menos frequência. E vou também enviar um e-mail a popdrat para saber a porcentagem dessa substância na fórmula.

No mais, achei uma boa máscara de hidratação. Ela vai entrar no meu cronograma capilar e será intercalada com outras de hidratação que tenho aqui em casa.

3 comentários :

  1. Olá, Núbia! Também sou de Natal e adorei o seu blog,me sinto representada em muitos aspectos. Enfim, gostaria mesmo de saber quanto custou a máscara. Desde já, obrigada a parabéns ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, 500g foi 17,90. Super baratinho né??

      Excluir
  2. Meninas comprei no sacolão 1,6kg por 27,00

    ResponderExcluir

Pode comentar à vontade, se quiser manda também e-mail para: nubia2607@gmail.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...