02/09/2009

BELEZA SUSTENTÁVEL JÁAAAAAAA


Hoje em dia a gente escuta o tempo todo a palavra sustentabilidade… Mas você já sabe o que é e como contribuir para o desenvolvimento sustentável??

Depois de uma pesquisada na net sobre esse tema, que vem cada vez mais povoando as mesas dos intelectuais e daqueles preocupados com o meio-ambiente, conclui que sou uma pessoa insustentável e isso não é nada bom né…

Sou insustentável pelos meus hábitos de consumo, que não são saudáveis nem pra mim, nem pro planeta! Nessa sociedade em que vivemos aprendemos desde pequetitinhos a sermos consumistas, ter, ter, comprar; ontem assisti um filme em que duas amigas estavam tristes e foram afogar as mágoas fazendo compras, compras que não tinha nenhuma necessidade entendem.

Isso faz parte do nosso instinto, e como a maior parte dos produtos é descartável (e muito baratos), acabamos consumindo sem pensar com o que vai acontecer com todas aquelas coisas que vamos acumulando ao longo do tempo.

Ai eu pensei nas minhas últimas comprithas pra ver que isso é muito verdade. Por exemplo, nos últimos meses comprei muita maquiagem. Mas não comprei 1 base e sim 3, pra ver qual a diferença entre elas sabe, ai escolhi 1 base e toda a matéria prima consumida para a fabricação, o combustível usado no transporte, o papel da embalagem, coisas que impactam o meio ambiente, estão deesperdiçados nas outras bases que comprei mais não vou usar. Mega insustentabilidade né?

Então resolvi para de consumir por consumir e começar a usar todos os produtenhos que comprei, meus vários shampoos e condicionadores, meus hidratantes.. enfim tudo aquilo que tá lá no meu guarda-roupa sem função alguma na minha vida e que representam tempo, dinheiro e matéria-prima desperdiçados. Ai todo o trabalho da fabricação do produto não vai ser em vão, né?

Sustentabilidade é investir nosso dinheirinho em coisas de qualidade, porque elas serão mais úteis e vão durar mais e consequentemente compraremos menos. Compreenderam??

Assim, ao invés de comprarmos um sapato qualquer, com acabamento mais ou menos, é melhor economizar um pouco mais e comprar um bem bacana, de qualidade, que além de ser mais bonito vai durar mais. ( Isso eu tenho colocar mesmo em prática na minha vida, porque adoooooro a loja do JAPA).

AH! e tem algumas empresas que desenvolvem ações de sustentabilidade interessantes. Por exemplo, na MAC, ao levar de volta à loja 6 embalagens de produtos vazias, você ganha um batom. O programa chama Back to MAC e acontece no mundo inteiro! Eles recolhem parte do material que seria descartado por aí e você ainda ganha um produto!! O Boticário e a Natura, assim como outras empresas, vendem produtos com refil, para que você não fique a vida inteira descartando caixa de maquiagem e vidros de shampoo mundo afora…

A L'Oréal também entrou na onda dos produtos ecologicamente corretos. Recentemente, sintetizou o Pro-Xylane, uma molécula antienvelhecimento que respeita o planeta. É biodegradável, não é bioacumulável nem ecotóxica, não causando impacto direto sobre as espécies e os ecossistemas. Viu? Dá para combater as rugas sem culpa.

Agora vem o desafio, que é fazer a sustentabilidade ser real no nosso dia-á-dia, mas se eu e você fizermos nossa parte, certamente estaremos ajudando o nosso planeta, que é lindo e que Deus nos deu para vivermos de forma saudável e RESPONSÁVEL.


2 comentários :

  1. Nos dias 10 e 11 de Março de 2010, Semana do Dia da Mulher, acontece o Evento Beleza Sustentável 2010 no HSBC Brasil em São Paulo, SP. Considerado o mais importante Evento de Saúde, Bem-Estar e Beleza do Brasil, o Beleza Sustentável vai reunir empresas, marcas que mais se destacam, agências de publicidade e a mídia, e conta com 15 palestrantes, principais especialistas brasileiros, nas áreas de Saúde Física, Mental, Financeira, Estética, Plástica e Beleza, Alimentação Saudável, Esportes e Fitness, Recursos Humanos, Ensino e Educação, Responsabilidade Sócio-Ambiental, Comunicação e Marketing.

    Beleza Sustentável 2010 será um evento inovador que marcará a atuação das empresas que buscam, além de uma atuação responsável, possam contribuir para o Desenvolvimento Integral da Saúde, Bem-Estar e Beleza de todos, das gerações atuais e também das futuras.

    ResponderExcluir

Pode comentar à vontade, se quiser manda também e-mail para: nubia2607@gmail.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...